Periodontia

  • Conquistar um sorriso saudável
  • Tratamentos e prevenções
  • Limpeza dental
  • Raspagem dental
  • Curar as infecções
  • Tecidos gengivais
  • Acompanhamento
  • Previne doenças
  • Recuperação bucal

O que é a Periodontia

A periodontia é a especialidade da odontologia dedicada à manutenção de todo o sistema que mantém os dentes em seus alvéolos, ou seja, o periodonto. Sabe-se que este sistema é muito complexo, o que, em suma, é a união do dente com o tecido ósseo através das fibras.

Quaisquer alterações no periodonto inicialmente refletido nos sinais clínicos revela goma, tais como vermelhidão, inchaço, recessão gengival e mau hálito, que também pode ser uma das indicações de que o periodonto não correm bem.

Entre as origens dos problemas periodontais, podemos destacar a falta de higiene, problemas hormonais, oclusão, trauma durante a escovação e problema fisiológico periodontal que está relacionado com a idade do paciente, e os idosos sofrem uma retração de osso fisiológica e tecido gengival.

 

Em seguida, examine mais detalhadamente as causas, os tipos de manifestação da doença, as formas de tratamento e a prevenção de problemas periodontais. Veja como uma doença oral chamada PERIODONTITE evolui:

Periodontite: falha no tratamento pode levar à perda do dente!

O que é isso?

A palavra periodontal deriva do grego e significa "ao redor do dente".

De acordo com informações de especialistas, a doença periodontal afeta os tecidos ao redor dos dentes (gengivas, ossos e ligamentos de suporte dos dentes). Deve notar-se que a manifestação é frequentemente indolor.

A periodontite deve ser tratada por um dentista ou um periodontista (um dentista especializado no tratamento da doença da gengiva).

As doenças periodontais mais comuns são gengivite e a periodontite são caracterizadas por processos inflamatórios no tecido mole no caso de periodontite, conduzindo a reabsorção de osso alveolar, o que pode levar à perda do dente, enquanto que na Gengivite não há alteração óssea, porque a inflamação só atinge a gengiva.

Causas: O agente causador da doença é uma placa que se acumula na superfície do esmalte dentário e no sulco gengival. Com a evolução da inflamação gengival, as fibras e tecidos que sustentam os dentes ficam comprometidos. Como resultado, um ou mais dentes pode ser agitada: a reabsorção óssea conhecido, que, de acordo com o grau da destruição óssea, perda de dentes pode ocorrer sem dor.

O sangramento continua sendo o sinal mais característico da doença e deve ser investigado assim que for percebido pelo paciente.

A placa bacteriana é como "uma massa pegajosa de germes nocivos". Os cientistas descobriram que cerca de 6 dos 300 germes encontrados na boca podem causar doenças nas gengivas.

A gengivite, como o nome indica, é uma infecção das gengivas. Como resultado, as gengivas ficam vermelhas, inflamadas e podem sangrar durante a escovação. É uma forma leve de doença que não inclui perda de osso e tecidos que prendem os dentes. Gengivite geralmente pode ser revertida com escovação regular e uso do fio dental. No entanto, os periodontistas deixam claro que, se não tratada, a gengivite pode evoluir para periodontite.

Tipos de Manifestação

A periodontite de progressão lenta tem as seguintes características: inflamação gengival, formação de bolsa e perda óssea. Especialistas explicam que, em alguns casos, a mobilidade dentária pode ocorrer e mesmo, em casos extremos, a migração. Regularmente, atinge a maioria dos dentes.

Outro tipo de manifestação é a periodontite de progressão rápida, que pode ocorrer em pacientes da puberdade até a idade adulta. Bolsas profundas podem se formar e uma rápida perda óssea pode ocorrer.

Faz parte de um grupo de doenças periodontais graves que aparecem no início da puberdade e são caracterizadas pela destruição do periodonto de suporte.

É uma doença inflamatória crônica, em que há grande destruição óssea. Pode ser classificada de duas maneiras: localizada, afetando os primeiros molares e os incisivos permanentes.

Na manifestação generalizada, outros dentes são afetados, além dos molares e incisivos. A doença afeta crianças saudáveis ​​na faixa etária entre 11 e 13 anos, preferencialmente meninas.

A gengiva pode ter uma textura e cor normais e uma pequena quantidade de placa comparada com o grau de destruição óssea presente. Outra manifestação é a periodontite com rápida progressão em adultos, uma doença agressiva com alto grau de destruição óssea, que ocorre em adultos com mais de 20 anos de idade.

O tecido está inflamado, ulcerado e muito vermelho; Com sangramento espontâneo ou com um leve toque. Especialistas acrescentam que, em algumas áreas, como a perda óssea, supuração pode ocorrer.

Em outros casos, o tecido gengival pode parecer normal, no entanto, com bolsas profundas. Deve notar-se que algumas pessoas têm perda de peso, depressão e outras deficiências imunitárias.

O tratamento da periodontite juvenil está associado aos mesmos procedimentos descritos acima, e a administração de antibióticos na fase de descamação e cirurgia periodontal, onde os resultados obtidos são satisfatórios.

Além disso, o uso de irrigação das bolsas periodontais com tetraciclina e clorexidina colabora de maneira a inibir a proliferação bacteriana. A cirurgia pode ser necessária se a descamação e o alisamento não controlarem a doença, ou se ela estiver muito avançada e incluir a perda de osso ao redor dos dentes.

Neste caso, a anestesia local é administrada para que o paciente não sinta qualquer dor ou desconforto. A cirurgia é feita levantando a gengiva, removendo o tártaro e suturando-o no lugar.

Na clinica Clinica Dental Card Ceilândia você encontra o tratamento completo para você e sua família. Margue uma visita conosco, garantimos satisfação.