EMERGÊNCIA

Horários de Atendimentos

Seg. à Sex. das 8 as 18:00h Sáb. das 8 às 12:00h

Endodontia

Consiste na área específica da odontologia para o tratamento de doenças, como doenças da polpa dentária e lesões na polpa e raiz dos dentes.

Endodontia também lida com a prevenção e cura de e suas complicações é popularmente conhecida como tratamento de canal e envolve a remoção do tecido mole encontrado no canal do dente que pode ser inflamado, infectado ou necrótico.

A palavra endodontia tem sua origem no grego: ENDO = dentro ODONT = dente IA = ação. Portanto, endodontia significa ação dentro do dente.

Quando é Necessário um Tratamento Endodôntico?

Apenas um dentista pode diagnosticar o desenvolvimento de uma doença que necessita de tratamento do canal. Uma das situações mais comuns na endodontia é quando uma cárie se torna muito profunda e atinge a polpa dentária.

É essencial consultar um dentista especializado em endodontia, pois a extração da polpa dentária afetada é um processo cirúrgico

Tratamento de canal em Brasília

O tratamento do canal, ao contrário da crença popular, é indolor. Quando a morte da polpa já ocorreu, obviamente, não faz mal. Quando a polpa está irreversivelmente inflamada, mas viva, a anestesia local garante um tratamento sem dor. A dor ocorre apenas quando não há tratamento, porque a inflamação provoca edema (inchaço) que comprime as terminações nervosas.

completo, que é realizado essencialmente com a aplicação da anestesia.

Para evitar a extração dentária, o dentista realiza o tratamento endodôntico e requer várias etapas e consultas com o cirurgião-dentista para que a imagem seja finalmente resolvida.

Depois de aplicar a anestesia, o dentista faz uma abertura no dente que receberá o tratamento. Através desta abertura, a polpa dentária morta ou infectada é extraída.

Em seguida, os canais dentários e o espaço pulpar são esvaziados e limpos para receber o preenchimento. O material de preenchimento apropriado é aplicado a cada um dos canais dentários, que são cimentados e podem receber pinos de plástico ou metal, o que garante a resistência do dente tratado.

Finalmente, o dente que sofreu tratamento endodôntico recebe uma coroa para parecer natural.

O que causa cáries?

As cáries são causadas principalmente pela higiene inadequada dos dentes. Má escovação ou falta disso pode ser responsável pelo desenvolvimento de bactérias que produzem cáries.

O acúmulo de açúcar na superfície dos dentes é um dos fatores mais comuns que contribuem para o desenvolvimento da cárie. Algumas pessoas são ainda mais vulneráveis ​​ao aparecimento deste problema devido à baixa produção de saliva.

A endodontia tornou-se uma das especialidades mais utilizadas na clínica odontológica diária. Seu conhecimento e execução completa são muito importantes para o fornecimento de odontologia de qualidade nos consultórios.

Consequências

As conseqüências de não tratar podem variar muito. Infecções podem ocorrer de baixa intensidade e comprimento, passando por lesões da raiz do ápice, infecções de alta intensidade, dor aguda, com abscessos de rápida evolução (coleções de pus).

Custo

O custo do tratamento endodôntico, também diferente do imaginário popular, é relativamente baixo, uma vez que a perda de dentes e a subsequente substituição da prótese teriam um custo muito maior.

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Preencha o formulário e entraremos em contato com você durante o horário de trabalho. Atendimento odontológico urgente será realizado geralmente no mesmo dia.