O tratamento do canal radicular é um procedimento odontológico que substitui a polpa danificada ou infectada de um dente por um preenchimento. A polpa consiste em células dentárias especializadas, vasos sanguíneos, fibras teciduais e algumas fibras nervosas localizadas no espaço oco na parte central do dente.
O procedimento também é conhecido como tratamento endodôntico.
“Canal radicular” é o termo usado para descrever a cavidade natural no centro do dente. A polpa ou câmara pulpar é a área mole dentro do canal radicular. O nervo do dente está localizado dentro do canal radicular.
O nervo de um dente não é vital para a saúde e função de um dente depois que o dente tenha emergido pela gengiva. Sua única função é a sensorial: fornecer a sensação de calor ou frio. A presença ou ausência de um nervo não afetará o funcionamento diário do dente.
Por que é necessário eliminar a polpa dentária?
Quando o tecido nervoso ou a polpa de um dente é danificado, ele se decompõe e as bactérias começam a se multiplicar dentro da câmara pulpar. Marque sua consulta na Dental Card Brasília e faça seu tratamento de canal em Ceilândia e região.
Bactérias e outros detritos cariados podem causar uma infecção ou um abscesso dentário. Um abcesso é uma bolsa cheia de pus que se forma no final das raízes do dente.
Um abscesso ocorre quando a infecção se estende até as extremidades das raízes do dente. Além de um abscesso, uma infecção no canal radicular de um dente pode causar:
Inserir cancelamento de ativo
Inflamação que pode se espalhar para outras áreas do rosto, pescoço ou cabeça
Perda óssea ao redor da ponta da raiz.
Problemas de drenagem que se estendem para fora da raiz. Um buraco pode ocorrer através do lado do dente com drenagem nas gengivas ou através da bochecha com drenagem na pele.
Danos ou doença da polpa dentária ?
Uma polpa dentária doente pode causar inflamação ou infecção. Os sintomas de uma polpa dentária danificada ou doente podem incluir:
- dor não provocada ou espontânea;
- sensibilidade a bebidas e alimentos quentes e frios;
- dor ao morder ou mastigar;
- afrouxamento do dente;
- inchaço das gengivas perto do dente afetado;
- exsudação de pus ao redor do dente afetado;
- edema facial.
Às vezes, a polpa dentária pode ser danificada ou doente sem quaisquer sintomas. Nestes casos, o problema geralmente é diagnosticado por exames especiais ou radiografias durante um exame geral odontológico ou tratamento para outros problemas dentários.