Nem sempre a gente nasce com aquele sorriso perfeito, não é mesmo?
Mas até quando tudo parece estar em ordem, a falta de encaixe entre os dentes de cima e de baixo, pode acarretar em sérios prejuízos a nossa saúde bucal.
Por isso, o aparelho dentário é um dos tratamentos mais indicados pela especialista de Aparelho Ortodôntico em Ceilândia quando se trata de ortodontia.
Essa especialidade, visa tratar os problemas de desenvolvimento orofacial, como os problemas de crescimento e amadurecimento da face.
Desde pequeno por exemplo, um adulto pode ter apresentado um problema na mastigação, ou uma dor de cabeça que pode estar relacionada a articulação temporomandibular (ATM).
Assim, o ideal é passar por uma avaliação o quanto antes, inclusive, os mais pequeninos já podem fazer um tratamento preventivo, obtendo resultados ainda melhores nesta fase de desenvolvimento do maxilar.
Vantagens do Aparelho Ortodôntico
O aparelho ortodôntico pode trazer aquele charme adicional a um adolescente com as diferentes cores e estilos de borrachinhas para trocar.
Porém, as vantagens do tratamento são imensuráveis. Veja a seguir.
1. Prevenir o trauma oclusal
Somente quem já sofreu desse problema pode te dizer o quão terrível é.
Quando nós ortodontistas avaliamos o paciente e sugerimos o tratamento ortodôntico para corrigir a oclusal, ou seja, a famosa “mordida errada”, muita gente não leva a sério.
No entanto, as consequências deste, que é um dos problemas mais comuns da saúde bucal no ser humano, são catastróficas.
Isso porque durante a mastigação ou até mesmo durante a noite, onde o paciente ainda pode ter o bruxismo que agrava a situação, um trauma oclusal (dentes se encaixando de maneira errada na mordida) pode abalar a raiz dental de forma irreversível.
Assim, com a raiz abalada a dor pode ser constante e a única solução para o dente afetado é um tratamento de canal, o que é aconselhável em último caso, por deixar a estrutura do dente mais fraca.
Contudo, o aparelho dentário corrige a mordida, deixando os dentes em seu devido encaixe, de maneira amortecida pelos dentes antagonistas.
2. Melhora o aspecto estético
Quem não quer ficar com um sorriso retinho não é?!
O aparelho ortodôntico trabalha em prol da estética e o modelo varia de acordo com a necessidade e estrutura dental do paciente.
Existem dois tipos principais de aparelho dentário, e são eles:
Aparelho removível
Feito de acrílico e arames, o aparelho removível tem ação limitada, sendo mais indicado para corrigir casos mais simples, onde há uma arcada projetada para frente.
Com isso, na maioria das vezes esse aparelho não é o mais recomendado, por precisar de disciplina para o uso.
Desse modo, os pacientes em que o aparelho removível é mais indicado, são crianças na idade pré escolar e ensino fundamental, já que além do fator disciplina, também existe a questão estética.
E esse quesito causa bastante influência, pois dependendo da modelagem do aparelho, o design pode não agradar muito os adultos.
Aparelho Fixo
O aparelho fixo por sua vez, é o principal e mais comum aparelho dentário.
Ele produz pressão sobre a arcada, agindo de forma progressiva para que se obtenha o objetivo final, o alinhamento dos dentes.
Neste tipo de aparelho, como você já deve saber, é utilizado um fio de aço tensionado, onde a força aplicada é de extrema precisão.
Isto é: suficiente para mover lentamente a arcada por 30 dias.
Além disso, ainda são aplicadas pequenas molas, os famosos breguetes envoltos com as borrachinhas, que por sua vez, são responsáveis por tensionar o fio de aço.
Dessa forma, a força é distribuída de maneira uniforme, precisa e individual para cada dente.
Mas como o ortodontista consegue ajustar essa precisão?
A precisão, é medida através de um dinamômetro, o que torna o aparelho fixo indicado para qualquer tipo de deformação, até as mais graves.
E como cada aparelho dentário opera para corrigir o desalinhamento dos dentes?
Antes de mais nada, é importante ter em mente que os nossos dentes se movem de maneira lenta pela boca, quer dizer, tem uma mobilidade mínima.
E isso só é possível, devido a uma espécie de fibras acolchoadas que ficam em sua base.
É justamente nesse espaço em que o aparelho dentário faz pressão, nessas fibras que juntam os dentes ao osso.
Com a pressão aplicada, as fibras se comprimem, sendo projetadas para o lado em que o profissional designou a pressão do aparelho.
Entretanto, o mais incrível deste processo é: a reação do nosso organismo!
O curioso, é que no espaço em que as fibras deixa vazio, nosso corpo produz células, como uma reação natural, tentando manter esse vácuo preenchido.
Essas células acabam reabsorvendo o osso pouco a pouco, e abrem espaço para o dente se mover até a posição designada pelo dentista.
Viu só como é prático?!
Então pare de sofrer com a auto estima baixa por causa do sorriso.
Além do mais, um bom sorriso pode te trazer oportunidades muito melhores de trabalho e ainda na vida social!
E aí, está esperando o quê? Ligue agora para a Dental Card e agende a sua avaliação. Estamos esperando você.